As batalhas dentro do contexto Pokémon são praticamente a "alavanca" que faz o conteúdo girar. Então, vou mostrar como ela funciona, seja no anime, jogo ou mangá.
As batalhas no anime são bem mais livres e criativas do que nos jogos, o treinador tem mais liberdade de ação e criação de movimentos para facilitar sua batalha ou confundir o adversário. Como por exemplo no episódio em que Ash pede ao seu Oshawott para mirar o Water Gun na parede, algo que é definitivamente impossível no jogo. Já que no anime não existe a exatidão em que o Pokémon irá desmaiar ou o chamado HP nos jogos, existe um árbitro que determina quando o Pokémon está fora de combate, não sendo obrigatório em batalhas não oficiais. Sendo ele um representante da Liga Pokémon. Raramente você encontra no anime uma batalha em que se usa todos os seus seis Pokémon da equipe. Talvez sendo isso para diminuir o tempo de cada episódio. O anime também consta com uma maior interação entre os ataques, fazendo com que deixe um ar mais agradável, e mantendo uma boa imaginação com o telespectador.
Mangá
No mangá há um leque bem grande de possibilidades, decorrente das poucas regras presentes. Podemos perceber isso ao modo de condução da batalha, que nem sempre se limita a regras em que todos os Pokémon devem estar desmaiados para a batalha acabar. O árbitro também é presente, podendo solicitar o vencedor sem que um Pokémon esteja desmaiado. Além disso quem lê o mangá sabe que a violência explicita é enorme como vocês podem perceber na imagem acima, sendo assim nem sempre se adequando ao público infantil. Muitos encaram o mangá como a forma mais "madura" em que é presente Pokémon.
Jogo
O jogo atualmente é a maior franquia de Pokémon e é onde possui a maior diversidade de batalhas. Primeiro, vou mostrar as opções que o treinador possui dentro de uma batalha:
Na aba FIGHT! é onde consta os ataques do Pokémon, limitando-se até quatro, além do PP que é a quantidade de ataques que você pode usar, sendo possível recarregar no Centro Pokémon. O Pokémon inicial para a batalha é escolhido pelo treinador no menu do jogo, antes da batalha começar. Nos jogos da Geração III pra baixo, essa tela aparece no canto inferior direito. Dentro da opção BAG o treinador conta com todos os seus suprimentos, subdividindo-se em items de cura, Pokébolas e até mesmo items estratégicos para a batalha. Ela pode estar desativada em algumas situações como competições de Battle Frontier. Na opção POKÉMON consta os seus outros Pokémon disponíveis para batalhar. Um fato interessante para se citar é que se você trocar de Pokémon ou até mesmo terminar a batalha com um Pokémon em alguma condição de status, como Burn ou Poison, ele continuará sofrendo perda de HP se o treinador não usar nenhum item de cura. E por último, a opção RUN faz com que o treinador deixe a batalha, nem sempre ativa em determinados casos como batalhas contra outros treinadores.
Agora, irei mostrar os variantes de batalha presentes no jogo, que acabam por proporcionar uma maior jogabilidade e maior esforço para criação de estratégias.
Double Battles
Essas batalhas foram introduzidas a partir da Geração III. Diferente das batalhas normais, são lançados dois Pokémon de uma vez, mas não automaticamente, fazendo com que o treinador tenha mais liberdade de escolha. Os ataques levam muitos fatores em conta, podendo até mesmo acertar vários alvos simultaneamente, fazendo com que a estratégia mude por completo.
Triple Battles
Essas batalhas foram introduzidas a partir de Pokémon BW, e tem algumas mudanças. Nela, três Pokémon são lançados para a batalha, e um fato interessante é que de acordo com a posição do Pokémon, ele não poderá atacar o outro no lado oposto. Os Pokémon que não estão centralizados podem movimentarem-se para o centro. Alguns ataques podem infligir dano nos três Pokémon presentes na batalha.
Rotation Battles
Esse variante, também introduzido em Pokémon BW é composto por três Pokémon a cada treinador, mas o diferencial é que apenas um Pokémon pode atacar ao mesmo tempo. Com o sistema de rotação, o treinador se limita a alguns fatores chaves, mas que nem sempre poderia facilitar a vida do treinador. A rotação também pode tirar alguns efeitos de estado ou habilidades. Mesmo se o movimento poder atacar mais de um Pokémon, ele só agirá com o Pokémon que estiver em combate, algumas habilidades também só poderão ser usadas se o Pokémon estiver combatendo.
Tag Battles
Essas batalhas são similares a Double Battles, sendo que há uma maior variação do limite de Pokémon que podem ser usados. Elas podem ser realizadas no modo um-contra-dois ou dois-contra-dois, fazendo com que o seu parceiro acabe que atrapalhando determinada estratégia. A única maneira de se usar essa batalha em Ruby e Sapphire é via Cable Link.
Sky Battles
Essa batalha é limitada a Pokémon tipo Flying ou com a habilidade Levitate, mas ainda sim alguns Pokémon desse tipo ficam isentos de poderem atribuir esse tipo de batalha. São praticamente iguais as batalhas normais do jogo.
Os Pokémon que não podem usar esse tipo de batalha são: Pokémon que não são do tipo Flying, Pokémon que não possuem a habilidade Levitate, Pidgey, Spearow, Farfetch'd, Doduo, Dodrio, Hoothoot, Murkrow, Delibird, Tailow, Starly, Chatot, Pidove, Ducklett, Fletchling e Hawlucha.
Horde Encounters
Essa batalha ocorre quando uma horda de certo Pokémon aparece, podendo ser também um casal, ou Pokémon ligados um com o outro. Eles normalmente vem em um nível baixo, para que o treinador não fique com tanta desvantagem. Outro fato interessante é que você só tem o direito de capturar um deles, quando derrota pelo menos quatro.
Inverse Battles
Essa batalha é bem desconhecida, pois só é acessível em um lugar no jogo, em uma casa na rota 18. Ela é totalmente diferente de qualquer outra, pois, como o nome sugere, inverte uma possibilidade que seria correta em outra batalha. Por exemplo: Se Water é super efetivo contra Fire, será pouco efetivo e vice-versa. Essa batalha pode ser acessível uma vez por dia.
Obrigado por lerem, espero que tenham gostado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário